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Planejamento estratégico (Síntese)
Publicado em Sun Jan 14 19:46:00 UTC 2001 - Edição 121
Nas últimas quatro semanas a Desafio 21 publicou uma série abordando uma ferramenta de gestão de grande importância nas organizações: o Planejamento Estratégico. Veja a síntese de suas principais etapas:
Passo 1: Avaliação Estratégica
Consiste na identificação dos principais aspectos facilitadores (oportunidades) e dificultadores (ameaças) encontrados no ambiente externo. E também na identificação dos aspectos facilitadores (forças) e dificultadores (fraquezas) encontrados no ambiente interno da empresa que afetam o cumprimento da sua missão ou o desempenho do seu negócio hoje e no futuro.
Passo 2: Definição das Prioridades
É neste momento que se define o rumo que se deve tomar, levando em consideração a avaliação estratégica realizada (dos ambientes interno e externo). Um procedimento que ajuda na definição das prioridades é responder à seguinte questão: o que não pode deixar de ser feito pela empresa para fazer frente às ameaças e às fraquezas e para potencializar as oportunidades e as forças? Passo
3: Programação das Ações
Definido o que não pode deixar de ser feito (as prioridades que configuram a estratégia que se pretende adotar), é indispensável estabelecer, no mínimo, como fazer (as ações necessárias), quem vai fazer (os responsáveis por sua realização), quando vai ser feito (os prazos de realização) e quanto vai custar (os recursos financeiros necessários).
Passo 4: Monitoração
A experiência tem demonstrado que as formas de monitoração mais eficazes são aquelas que conjugam reuniões semanais da diretoria da empresa, para o acompanhamento da agenda estratégica produzida na terceira etapa (programação das ações), com reuniões mensais de um colegiado de gestão (diretoria + gerentes responsáveis pelas áreas funcionais e pelas unidades de negócio) para acompanhamento do desempenho (operacional e financeiro) do mês anterior e atualização da agenda estratégica estabelecida.
Passo 1: Avaliação Estratégica
Consiste na identificação dos principais aspectos facilitadores (oportunidades) e dificultadores (ameaças) encontrados no ambiente externo. E também na identificação dos aspectos facilitadores (forças) e dificultadores (fraquezas) encontrados no ambiente interno da empresa que afetam o cumprimento da sua missão ou o desempenho do seu negócio hoje e no futuro.
Passo 2: Definição das Prioridades
É neste momento que se define o rumo que se deve tomar, levando em consideração a avaliação estratégica realizada (dos ambientes interno e externo). Um procedimento que ajuda na definição das prioridades é responder à seguinte questão: o que não pode deixar de ser feito pela empresa para fazer frente às ameaças e às fraquezas e para potencializar as oportunidades e as forças? Passo
3: Programação das Ações
Definido o que não pode deixar de ser feito (as prioridades que configuram a estratégia que se pretende adotar), é indispensável estabelecer, no mínimo, como fazer (as ações necessárias), quem vai fazer (os responsáveis por sua realização), quando vai ser feito (os prazos de realização) e quanto vai custar (os recursos financeiros necessários).
Passo 4: Monitoração
A experiência tem demonstrado que as formas de monitoração mais eficazes são aquelas que conjugam reuniões semanais da diretoria da empresa, para o acompanhamento da agenda estratégica produzida na terceira etapa (programação das ações), com reuniões mensais de um colegiado de gestão (diretoria + gerentes responsáveis pelas áreas funcionais e pelas unidades de negócio) para acompanhamento do desempenho (operacional e financeiro) do mês anterior e atualização da agenda estratégica estabelecida.