Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Em busca do suporte técnico eficiente

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Mar 04 20:05:00 UTC 2001 - Edição 128
Quem utiliza computador, impressora, scanner ou qualquer outro tipo de equipamento de informática certamente já deve ter precisado de algum tipo de assistência técnica. Para o usuário comum, as experiências nesse campo nem sempre deixam lembranças agradáveis. Orçamentos que desafiam a lógica, pequenos problemas que se transformam em novelas, prazos não cumpridos - a lista de aborrecimentos pode tornar-se interminável. Mas alguns cuidados podem ajudar o usuário leigo a não se tornar um refém do suporte técnico. Na hora de procurar ajuda profissional para consertar seu computador, é preciso estar atento a alguns fatores.

(1) Peça referências - Converse com amigos que já utilizaram suporte técnico. Se conhecer alguém que trabalhe na área, peça algumas dicas.

(2) Guarde os documentos - Mantenha sempre com você os manuais, notas e toda a papelada que acompanha os equipamentos. Ter à mão as informações básicas, ajuda muito os técnicos na hora da consulta ao suporte.

(3) Prefira as autorizadas - Se seu produto estiver dentro do prazo de garantia, dê preferência à assistência técnica autorizada. São noventa dias por lei, mas muitos fabricantes oferecem prazos maiores.

(4) Peça orçamento - O orçamento deve ser feito por escrito e com o máximo possível de detalhes. Observe se constam os dados do prestador de serviço, data do início do conserto, prazo de entrega, preço, forma de pagamento e descrição do que será realizado. Se o orçamento for cobrado, a assistência tem a obrigação de informar o valor antes de receber o aparelho.

Outras dicas para uma convivência pacífica com a assistência técnica:

(5) Especificação do serviço - A ordem de serviço deve dizer o que foi realizado, o pagamento e a data da entrega. O uso de peças originais novas é obrigatório - peças recondicionadas ou produzidas por terceiros precisam da aprovação expressa do consumidor.

(6) Não aceite serviço malfeito - Se a máquina voltar do conserto só com parte dos problemas resolvidos, você tem o direito de exigir a reexecução do serviço, o abatimento no preço ou a restituição do valor pago.

(7) Back up sempre - É comum que o suporte sugira a reformatação do disco rígido. Por isso, é importante que você se habitue a fazer o backup regular de seus arquivos, se quiser evitar mais dor-de-cabeça. adaptado da Revista Info Exame

Rede Gestão