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Como lidar com a imprensa

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Publicado em Sun Mar 18 20:12:00 UTC 2001 - Edição 130
O relacionamento com a Imprensa é um assunto que ainda deixa muitos profissionais inseguros, por mais experientes que sejam em suas áreas de atuação. É comum a resistência em dar entrevistas e o medo de que as declarações sejam deturpadas ou publicadas de forma incompleta. Entrevistados queixam-se de que os repórteres são apressados por natureza e nem sempre apuram a matéria com o devido cuidado. Repórteres reclamam dos incontáveis chás de cadeira a que são submetidos e do despreparo de alguns entrevistados, o que termina atrapalhando o rendimento da matéria. Para tornar essa relação menos tumultuada, alguns cuidados devem ser tomados no contato com a Imprensa no dia-a-dia.
(1) Atenda sempre o repórter. Jornalistas têm prazos rígidos para concluir a apuração de uma matéria. O jornal não pode ficar esperando você terminar suas tarefas para só então dar entrevistas. Atenda o jornalista sempre que ele o procurar, mostre disponibilidade e atenção. Se for solicitado ao telefone e não puder atender na hora, diga quanto tempo depois você ligará de volta. E cumpra. Poucas coisas irritam mais o repórter do que brincar de gato e rato com seu entrevistado.
(2) Tenha sempre informações à mão. Ao dar uma entrevista, estude, sempre que possível, o assunto tratado. Jornalistas precisam de números, como os ligados à produção, ao faturamento, ao aumento de vendas ou de atendimento. Tenha-os sempre à mão. Se não souber uma informação, não chute. Diga que não sabe ou que vai apurar e a repassa depois. Lembre-se de que tudo o que você disser poderá ser publicado no outro dia no jornal.
(3) Trate bem o jornalista. Parece uma regra óbvia, mas não é. Muitos entrevistados ainda tratam o repórter como um "inimigo", ávido por publicar matérias negativas e denegrir a sua imagem e a da empresa. Isso não é verdade. O bom relacionamento com a Imprensa é hoje um fator fundamental para o sucesso no ambiente de negócios. E, se por acaso, o teor da matéria não for positivo, seja o primeiro a assumir o problema e a dar a sua versão do fato.
(4) Não seja arrogante. "Sou anunciante do jornal", "Quero que você me mostre a matéria antes de publicar". Declarações como essas podem minar de vez sua relação com o repórter. Mantenha uma postura simpática e mostre-se disposto a tirar qualquer dúvida. Se você sentir que ele não entendeu bem uma informação, repita de uma outra forma. Seja paciente e disponível.
(5) Em off. Se, durante a entrevista, você sentir necessidade de dar uma informação ao repórter, mas não gostaria que ela fosse publicada, avise antes que está falando em off. Senão depois não adianta reclamar.
(6) Nada pessoal. Jornalistas não existem apenas para dar notícias positivas. Se você ou sua empresa forem alvo de uma matéria negativa, nada de retaliar o repórter, negando-se a atendê-lo em outra oportunidade. Lembre que ele é um profissional no cumprimento de seu trabalho.
(7) Torne-se fonte. Fonte é aquela pessoa para quem o jornalista sempre liga para saber as novidades da área ou ouvir a opinião sobre um determinado assunto. Cumprindo essas regras e investindo no bom relacionamento com o repórter, você já tem meio caminho andado para tornar-se uma boa fonte.

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