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Arquitetura no ambiente de trabalho (2/4)

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Publicado em Sun Mar 25 20:16:00 UTC 2001 - Edição 131
Existem três formas básicas de layout e infra-estrutura de escritórios:

Abertos - Sem paredes ou divisórias, permitem um maior nível de integração entre os funcionários, facilitando o trânsito rápido das informações. Também geram economia de espaços de circulação interna, mas exigem grande disciplina para o trabalho individual.

Panorâmicos - Predominam divisórias baixas e ambientes semi-abertos. Permitem certo nível de privacidade, organização individualizada do trabalho e segmentação espacial das atividades.

Celulares - Compostos por células fechadas, que podem ser salas individuais ou departamentos. Propiciam alto nível de individualidade, favorecem o trabalho intelectual isolado e a segmentação total das atividades da empresa em espaços estanques.

Para escolher o modelo de escritório mais adequado, deve-se levar em conta uma série de fatores, como o tipo de atividade e o estilo de administração da empresa.
Está em alta, hoje, o compartilhamento dos espaços em ambientes livres de divisórias e que permitem uma maior integração entre a equipe de trabalho. Mas, antes de aderir a modismos e tendências, é preciso analisar atentamente as vantagens e desvantagens de cada projeto.
É possível, também, planejar o escritório de forma mista, atendendo às necessidades específicas de cada área da empresa.
É indicado que a empresa defina um padrão a ser utilizado nos acabamentos, mobiliário, peças de sinalização e acessórios. Ainda que não haja disponibilidade de recursos para a implantação de todo o layout dentro do padrão definido, é fundamental que exista o projeto total para que as aquisições e reformulações futuras sejam feitas dentro do plano estabelecido. Caso contrário, a arrumação do espaço de trabalho corre o sério risco de virar um labirinto e/ou uma salada de estilos.
A sobriedade ou informalidade de um ambiente reflete o estilo da empresa e esse conceito deve ficar claramente definido no projeto, na escolha dos móveis, nos acabamentos.
O projeto arquitetônico e a ambientação do escritório influenciam diretamente não só no bem-estar e na produtividade dos funcionários, como contribui para a fixação de uma imagem positiva da empresa na mente dos clientes.

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