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Arquitetura no ambiente de trabalho (3/4)

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Publicado em Sun Apr 01 20:19:00 UTC 2001 - Edição 132
Iluminação e acústica são fatores que influenciam diretamente o conforto, a produtividade e até mesmo a saúde dos profissionais no ambiente de trabalho. Uma iluminação inadequada, além de atrapalhar o rendimento das pessoas, também pode deixar uma imagem negativa da sua marca ou empresa junto ao público. Já uma boa iluminação externa, por exemplo, valoriza a imagem da empresa, funcionando como uma forma eficiente de divulgar a marca. Os arquitetos Claudia Torres ([email protected]), Kátia Avellar ([email protected]), Lourival Costa ([email protected]) e Marcia Chamixaes ([email protected]) dão algumas dicas sobre o assunto.

Iluminação
1. Excesso de luz é um problema comum nas empresas e nos escritórios. Muita luz, no entanto, não significa luz adequada. Pelo contrário, pode atrapalhar e gerar uma sensação de desconforto.
2. O limite mínimo também deve ser observado. A iluminação da área de trabalho deve apresentar, no mínimo, 500 luxes, o que é fiscalizado pelo Ministério do Trabalho.
3. Além da iluminação geral, algumas atividades exigem uma iluminação mais pontual na mesa de trabalho (desklight).
4. O excesso da luz solar deve ser controlado com cortinas e persianas. Há uma tendência em se aproveitar a luz natural, sempre complementando-a com a iluminação artificial. Por meio de um bom projeto, é possível potencializar o uso da luz solar, tornado-a adequada ao ambiente de trabalho e, de quebra, gerar maior economia.
5. Ao longo do dia, as pessoas têm necessidades diferentes - normalmente decrescentes - de iluminação. Identificar essa variação pode ajudar no rendimento da equipe.
6. Iluminação com cores diferentes torna o ambiente de trabalho menos monótono, causando uma sensação de bem-estar.
7. Também é possível utilizar recursos de iluminação em paredes, para torná-las mais aconchegantes.
8. O computador nunca deve receber a luz natural da janela diretamente na tela. O ofuscamento prejudica a concentração e a saúde.

Acústica
1. É necessário cuidado especial com a acústica. Ambientes barulhentos são inimigos da produtividade.
2. Uso de divisórias adequadas e de materiais especiais no teto, forro e piso podem reduzir significativamente o nível de ruídos.
3. Até mesmo a posição dos móveis e equipamentos podem contribuir para uma melhor acústica do ambiente de trabalho, com a correta disposição de materiais que absorvam os sons.

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