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Publicado em Sun Jun 24 20:48:00 UTC 2001 - Edição 144
Saber lidar com a secretária alheia é uma virtude que pode render excelentes dividendos no ambiente de negócios. Veja algumas dicas, dadas pelas próprias profissionais, que ensinam como conduzir esse relacionamento no dia-a-dia:

1. Seja educado. Cumprimente a secretária com um "bom-dia" ou "boa-tarde". Também não custa nada perguntar o nome dela. E, se possível, quando voltar a ligar, chame-a pelo nome novamente.

2. Tente não perder nunca a paciência com a secretária alheia. Na maioria das vezes, a forma como ela age costuma ser determinada por ordem de seu superior.

3. Nunca subestime a inteligência dessa profissional. Apenas trate de ser claro ao expor suas necessidades e, assim, garantir o empenho dela para ajudá-lo.

4. Se você é do tipo que acha chato chegar dizendo nome, sobrenome e lugar onde trabalha, não se acanhe. É essa a forma como as secretárias esperam que as pessoas se apresentem.

5. Tome cuidado com o grau de intimidade que você estabelece com a secretária dos outros. Cantadas costumam irritar a profissional.

6. Se ela prometeu retornar a ligação, aguarde o máximo que puder. Ligar a cada cinco minutos para cobrar uma resposta, como se costuma fazer, não é recomendável.

7. Não confunda a secretária com o chefe. Diferentemente dele, ela não pode nem deve opinar sobre assuntos relacionados ao trabalho de seu superior.

8. As secretárias costumam levar a culpa pela impossibilidade de mudar horários previamente agendados. Mas elas garantem não haver interesse algum em impedir alterações na agenda do chefe. Folha Equilíbrio

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