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A Importância da Comunicação Interna
Publicado em Sun Nov 14 21:38:00 UTC 2004 - Edição 320Vivemos na época da informação, democratizada ao máximo após o surgimento da Internet. Em muitas organizações, entretanto, a centralização das informações e outras falhas na comunicação entre a equipe ainda são comuns. Um problema sério, que pode arranhar a imagem da marca ou empresa se não for corrigido a tempo.
"Um funcionário mal informado pode agir na direção oposta a que quer a organização", alerta a consultora Elza Jardim — sócia do Instituto da Gestão (INTG) e da TGI Consultoria em Gestão, organizações integrantes da Rede Gestão —, que durante cinco anos atuou como gerente de Comunicação Interna Corporativa da Petrobras.
Nesta entrevista, ela fala mais sobre o tema, que vem preocupando um número cada vez maior de empresas em todo o País.
De uma forma geral, as empresas conduzem sua comunicação interna de forma eficiente?
Não. Normalmente, a comunicação é o ponto pior avaliado dentro da organização. No Brasil há muita centralização, a informação é retida, não é repassada a todos e isso pode gerar problemas sérios na gestão. Apenas funcionários bem informados, que tenham acesso à informação de qualidade podem atuar de forma competente, com impacto positivo nos resultados da empresa.
Como uma boa comunicação interna pode ajudar a consolidar a marca?
Cada funcionário é um representante da empresa. Na maioria dos casos, ele é quem está em contato direto com o cliente, é o cartão de visitas da organização. Logo, ele é diretamente responsável pela disseminação da marca, ele ajuda a vender a marca e seus produtos. Quanto maior seu nível de informação, melhor ele atuará.
Quais os prejuízos causados por problemas na comunicação interna?
Erros comuns, como centralizar e reter as informações ou repassar uma informação errada, geram problemas graves, como retrabalho e desmotivação. Isso não só compromete a competitividade, como pode causar prejuízo financeiro à empresa.
Quem é o principal responsável pela disseminação de informações nas organizações?
O gerente é o principal veículo de comunicação interna da empresa. Pesquisas mostram que os empregados querem receber mais informações de seus gerentes. Essa é a forma mais utilizada e a mais eficiente. Mas, para isso, ele tem que estar preparado também para argumentar, ouvir, mediar conflitos. E nem sempre isso acontece.