Veja por autor
Evitando a fraude nas empresas
Publicado em Sun Dec 13 05:30:00 UTC 1998 - Edição 14
"Brasileiro só fecha a porta depois de roubado". O ditado popular nunca esteve tão atual como hoje. Após a festa de consumo ocorrida com o início do plano real, veio a ressaca e, com ela, a inadimplência. Aumento do desemprego, corte de gastos nas empresas e as constantes notícias sobre recessão na mídia formam um cenário que favorece a prática da fraude nas organizações. Como auditor, tenho visto diversos tipos de fraudes cometidas nas empresas. Elas apresentam pelo menos três características em comum:
o Geralmente o empregado que pratica a fraude está passando por dificuldades financeiras.
o A empresa não possui bons controles internos de suas operações.
o O clima motivacional dos empregados é baixo.
Existem algumas dicas úteis para evitar que esse problema cause surpresas desagradáveis:
o Faça uma análise de como estão os controles internos de suas operações.
o Responda à questão: "será que as operações estão sendo controladas eficientemente, de forma a evitar as fraudes?".
o Reflita como está a relação entre você e seus empregados.
o Verifique se a empresa apresenta um clima motivacional adequado. Responda à questão: "os meus empregados estão motivados para trabalhar na empresa?".
Esse é um ponto de partida para evitar a ocorrência de fraudes. Lembre-se que, com alguns cuidados, é possível fechar a porta antes que elas aconteçam.
o Geralmente o empregado que pratica a fraude está passando por dificuldades financeiras.
o A empresa não possui bons controles internos de suas operações.
o O clima motivacional dos empregados é baixo.
Existem algumas dicas úteis para evitar que esse problema cause surpresas desagradáveis:
o Faça uma análise de como estão os controles internos de suas operações.
o Responda à questão: "será que as operações estão sendo controladas eficientemente, de forma a evitar as fraudes?".
o Reflita como está a relação entre você e seus empregados.
o Verifique se a empresa apresenta um clima motivacional adequado. Responda à questão: "os meus empregados estão motivados para trabalhar na empresa?".
Esse é um ponto de partida para evitar a ocorrência de fraudes. Lembre-se que, com alguns cuidados, é possível fechar a porta antes que elas aconteçam.