A era da ousadia e da ética empresarial
Publicado em Sun May 02 12:25:00 UTC 1999 - Edição 33
Se fizermos uma retrospectiva ao longo dos tempos, vamos constatar que as grandes mudanças no mundo empresarial que deram certo e causaram impacto foram ousadas, audaciosas e arrojadas. Agora, às vésperas do século XXI, não há justificativa para que os empresários sejam medrosos e continuem gerenciando na mesmice, sem medo de arriscar. Seja ousado, audacioso, arrojado! Não tenha medo de arriscar, pois o que vai fazer a diferença de um empresário para outro em mercados cada vez mais competitivos, é a postura empresarial adotada ou seja, a idéia certa, no momento certo e executada da maneira rápida e correta.
Bem, mas como saber se eu estou agindo de forma ousada e arrojada na minha gestão? Pergunte, agora, a si mesmo como empresário:
o Meus Funcionários têm o sentimento de que são realmente necessários para o futuro e o sucesso contínuo da minha empresa?
o Meus Clientes têm o sentimento de que são importantes e estão sendo realmente tratados de maneira personalizada, além de considerados como os ativos mais valiosos da minha empresa?
o Meus Fornecedores me veêm muito mais do que um simples cliente, correto, pontual e assíduo ou seja, me veêm como um parceiro em nossas negociações?
Bem, se você teve respostas positivas para os três qüestionamentos acima, Parabéns! Você está gerenciando de forma ousada perante seus concorrentes. Você está no caminho certo! Caso contrário, aí vão algumas dicas para que comece a praticar.
1. Faça com que seus funcionários sintam-se importantes e conscientizem-se da importância do comprometimento com seu resultado individual e do grupo, afinal de contas "nenhum de nós é tão capaz quanto todos nós juntos"!
2. Valorize seus Clientes e trate-os como os sócios da sua empresa. Seja arrojado, passe a adotar uma nova postura voltada para o cliente, estruture, capacite e valorize sua equipe comercial. Faça-os praticar com qualidade não só a pré-venda e a venda efetiva, mas o pós-venda também, de forma a cativar e a fidelizar o seu cliente. Faturar é ótimo. Mas faturar a longo prazo e com o cliente satisfeito com os serviços e produtos que recebe é bem melhor"!
3. Adote uma postura logística junto aos seus fornecedores, e faça-os ver que vocês jogam no mesmo time, como parceiros, e não simplesmente como Comprador X Fornecedor. Faça-os ver que vocês têm um grande desafio a ser enfrentado conjuntamente e que "minimizar ao máximo os custos, com melhores prazos e maiores benefícios para ambas as partes" é uma nova e eficiente forma de relacionamento nas negociações. O único desfecho possível é o "Ganha-Ganha", caso contrário, eles serão eliminados.
Sejam arrojados e audaciosos! Não há outro caminho para o sucesso.
Bem, mas como saber se eu estou agindo de forma ousada e arrojada na minha gestão? Pergunte, agora, a si mesmo como empresário:
o Meus Funcionários têm o sentimento de que são realmente necessários para o futuro e o sucesso contínuo da minha empresa?
o Meus Clientes têm o sentimento de que são importantes e estão sendo realmente tratados de maneira personalizada, além de considerados como os ativos mais valiosos da minha empresa?
o Meus Fornecedores me veêm muito mais do que um simples cliente, correto, pontual e assíduo ou seja, me veêm como um parceiro em nossas negociações?
Bem, se você teve respostas positivas para os três qüestionamentos acima, Parabéns! Você está gerenciando de forma ousada perante seus concorrentes. Você está no caminho certo! Caso contrário, aí vão algumas dicas para que comece a praticar.
1. Faça com que seus funcionários sintam-se importantes e conscientizem-se da importância do comprometimento com seu resultado individual e do grupo, afinal de contas "nenhum de nós é tão capaz quanto todos nós juntos"!
2. Valorize seus Clientes e trate-os como os sócios da sua empresa. Seja arrojado, passe a adotar uma nova postura voltada para o cliente, estruture, capacite e valorize sua equipe comercial. Faça-os praticar com qualidade não só a pré-venda e a venda efetiva, mas o pós-venda também, de forma a cativar e a fidelizar o seu cliente. Faturar é ótimo. Mas faturar a longo prazo e com o cliente satisfeito com os serviços e produtos que recebe é bem melhor"!
3. Adote uma postura logística junto aos seus fornecedores, e faça-os ver que vocês jogam no mesmo time, como parceiros, e não simplesmente como Comprador X Fornecedor. Faça-os ver que vocês têm um grande desafio a ser enfrentado conjuntamente e que "minimizar ao máximo os custos, com melhores prazos e maiores benefícios para ambas as partes" é uma nova e eficiente forma de relacionamento nas negociações. O único desfecho possível é o "Ganha-Ganha", caso contrário, eles serão eliminados.
Sejam arrojados e audaciosos! Não há outro caminho para o sucesso.