Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Sandra Camelo

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Opinião: Anorexia corporativa

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 12 12:30:00 UTC 1999 - Edição 52
Não deixe sua empresa sofrer desse mal

Anorexia: doença de foco nervoso que leva o paciente à redução ou à perda brusca de apetite.

Quem diria que esse mal poderia afetar o mundo corporativo, em que as empresas, temerosas por ficarem inchadas e inflexíveis, partem desesperadamente para cortes bruscos e compulsivos em suas estruturas. A Anorexia Corporativa gera graves efeitos colaterais para suas vítimas, tais como a redução do moral dos funcionários, a incapacidade de crescimento e benefícios ilusórios a longo prazo.

Pois é, a longo prazo o corte brusco e sem critérios de custos, através de reengenharias e downsizing, levaram e ainda estão levando muitas empresas a ficarem tão fracas que não conseguem mais crescer. Alguns empresários, diante da situação do mercado, e consequentemente do medo de perder a agilidade frente aos concorrentes, realizaram e vêm realizando cortes em vendas, marketing, pesquisa e desenvolvimento e tecnologia da informação, melhorando a curto prazo os resultados financeiros em detrimento do crescimento duradouro e da lucratividade salutar.

Com o passar do tempo, os empresários sentem os sintomas negativos destas ações e, quando percebem que estes ganhos de curto prazo são lucros vazios, é tarde demais. Por vezes a ajuda não é mais possível. Tornaram-se realmente Anoréxicos Corporativos! Mas qual o melhor tratamento para sair desse ciclo e crescer com ótima saúde ? (1) Inicialmente mude o enfoque de cortar os custos e crie uma nova mentalidade, voltada para o crescimento, para a revitalização e a necessidade de novos horizontes; (2) Conheça-se bem. Procure identificar os custos das atividades associadas a cada produto, para, em seguida, tomar a decisão correta. Ou seja, permanecer com aquelas que realmente agregam valor à sua saúde; (3) Adote um estilo de vida saudável para sua empresa. Um estilo voltado para o cliente, com padrões de qualidade eficientes e eficazes, tanto interna como externamente; (4) E, por último, questione o que você quer da sua empresa nos próximos anos: uma empresa aparentemente "jovem", com uma estrutura pesada, baixos índices de crescimento, funcionários apáticos, forma de administração ultrapassada e tomando uma série de medicamentos caros e ineficazes? Ou uma empresa " adulta", porém com uma gestão moderna, ágil e flexível, que acompanha e por vezes ultrapassa o crescimento do seu mercado, pois sua equipe adota um estilo saudável, preventivo e com complementos vitamínicos na dosagem certa ?

Você tem esses dois caminhos a seguir. O crescimento saudável da sua empresa depende dessa escolha. Sucesso e Saúde!

Rede Gestão