Veja por autor
Sua alma, sua palma
Publicado em Sun May 28 12:43:00 UTC 2000 - Edição 88
Para um bom atendimento não basta ter boa vontade, um belo sorriso, voz suave, olhar de disponibilidade, falar corretamente e procurar ser agradável sempre. O atendimento faz parte da estratégia de posicionamento da empresa e este não é o que você faz efetivamente com seus clientes para definir sua imagem.
Para sobreviver em mercados dinâmicos, as empresas precisam estabelecer estratégias que sobrevivam às mudanças rápidas e constantes. A distância entre percepção e realidade está diminuindo, como também a fidelidade do cliente a um determinado produto. O cliente está a cada dia mais fiel a si próprio. A estratégia para obter esse relacionamento se baseia principalmente em estabelecer e desenvolver uma relação especial com o cliente. É nesse ponto que entra a venda pessoal, como momento do contato mais tangível e representativo com a empresa.
Cinco ações para suprir necessidades básicas do atendimento:
Necessidade Ação
O vendedor deve conhecer e identificar-se com a empresa. Descrever a história e o objetivo da empresa.
O vendedor precisa conhecer o produto. Repassar conhecimento sobre como o produto é fabricado e como funciona nas diversas situações de uso.
O vendedor precisa conhecer as características dos clientes e concorrentes. Ensinar as estratégias dos concorrentes, os diversos tipos de clientes e suas necessidades, motivos e hábitos de compra.
O vendedor precisa saber como fazer as apresentações de vendas eficientes. Apresentar os princípios da arte de vender e os principais argumentos de venda de cada produto.
O vendedor precisa conhecer os procedimentos e as responsabilidades para cada produto. Ensinar como dividir o tempo entre clientes ativos e em potencial e como utilizar uma despesa de ponta, preparar relatórios e encaminhar comunicações de forma eficiente.
Venda pessoal é o corpo-a-corpo da comunicação, a mensagem dirigida a uma pessoa só. O vendedor é o maior canal de comunicação entre a empresa e os clientes. Lembrem-se: sua alma, sua palma.
Para sobreviver em mercados dinâmicos, as empresas precisam estabelecer estratégias que sobrevivam às mudanças rápidas e constantes. A distância entre percepção e realidade está diminuindo, como também a fidelidade do cliente a um determinado produto. O cliente está a cada dia mais fiel a si próprio. A estratégia para obter esse relacionamento se baseia principalmente em estabelecer e desenvolver uma relação especial com o cliente. É nesse ponto que entra a venda pessoal, como momento do contato mais tangível e representativo com a empresa.
Cinco ações para suprir necessidades básicas do atendimento:
Necessidade Ação
O vendedor deve conhecer e identificar-se com a empresa. Descrever a história e o objetivo da empresa.
O vendedor precisa conhecer o produto. Repassar conhecimento sobre como o produto é fabricado e como funciona nas diversas situações de uso.
O vendedor precisa conhecer as características dos clientes e concorrentes. Ensinar as estratégias dos concorrentes, os diversos tipos de clientes e suas necessidades, motivos e hábitos de compra.
O vendedor precisa saber como fazer as apresentações de vendas eficientes. Apresentar os princípios da arte de vender e os principais argumentos de venda de cada produto.
O vendedor precisa conhecer os procedimentos e as responsabilidades para cada produto. Ensinar como dividir o tempo entre clientes ativos e em potencial e como utilizar uma despesa de ponta, preparar relatórios e encaminhar comunicações de forma eficiente.
Venda pessoal é o corpo-a-corpo da comunicação, a mensagem dirigida a uma pessoa só. O vendedor é o maior canal de comunicação entre a empresa e os clientes. Lembrem-se: sua alma, sua palma.