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Um caso de organização em rede: aumentando o foco sem perder a especialização
Publicado em Sun Oct 07 13:23:00 UTC 2001 - Edição 159
Paradoxalmente, um grande desafio enfrentado por empresas de sucesso é a própria estratégia de crescimento, uma vez que, se não for bem orientada, pode perder o foco do negócio, apontado por vários especialistas como um dos grandes propulsores do sucesso. Se imaginarmos empresas como a Microsoft, a General Electric e a Mitsubishi, dentre outras, verificamos que o desafio do crescimento foi atingido, apesar de seus múltiplos negócios espalhados pelo mundo.
Foi refletindo sobre essa situação que, há dois anos, o Iteci, empresa pernambucana com atuação em Tecnologia da Informação resolveu se estruturar para crescer, de forma balanceada, sem perder o foco de seu negócio, mas aumentando a "largura" de sua atuação. Desde 1985, quando foi fundado, o Iteci tem se posicionado como parceiro de seus clientes, construindo produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado, mas o grande desafio era sua forma de organização.
O caminho encontrado por seus gestores foi inspirado na Organização em Rede e na Gerência por Processos, através da constituição de Unidades de Negócio que funcionam como empresas independentes, tal como acontece com a Microsoft, que atua no mercado de Tecnologia da Informação, mas com unidades especializadas em produtos, todas sob um único direcionamento estratégico.
Daí foi implantado o conceito de Sistema Iteci de Tecnologia da Informação, que é resultante da estruturação organizacional por processos e tem como principais objetivos: ampliação horizontal das competências da área de Tecnologia da Informação e especialização vertical de cada unidade no seu grupo de competências. A ampliação das competências sem perda de foco só vem sendo possível graças a organização dos grupos de competências em Unidades de Negócio. Essas unidades funcionam como centros de resultado, constituindo-se ou não como empresas com sócios específicos, mas em todos os casos, tendo um executivo à frente de sua gestão.
À medida que uma Unidade de Negócio cresce e aumenta a complexidade de sua gestão, é realizado um processo de split, dando lugar a uma ou mais Unidades de Negócio - UN, com modelo organizacional idêntico a que lhe deu origem. Esse modelo tem como principais vantagens: garantia do foco de cada unidade; apuração dos resultados individualizados; fortalecimento da marca Iteci, através do aumento da oferta de produtos e serviços em TI; modelo de gestão ágil e descentralizado; possibilidade de crescimento profissional numa pirâmide organizacional achatada; busca incessante por padrões mais exigentes de qualidade; etc.
Dessa forma, uma idéia ou um produto pode vir a ser um negócio, com espaço para perfis diferentes de profissionais, desde o empreendedor ao especialista. A Organização em Rede, com Modelo de Gestão bem definido, é o amálgama do sucesso.
Foi refletindo sobre essa situação que, há dois anos, o Iteci, empresa pernambucana com atuação em Tecnologia da Informação resolveu se estruturar para crescer, de forma balanceada, sem perder o foco de seu negócio, mas aumentando a "largura" de sua atuação. Desde 1985, quando foi fundado, o Iteci tem se posicionado como parceiro de seus clientes, construindo produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado, mas o grande desafio era sua forma de organização.
O caminho encontrado por seus gestores foi inspirado na Organização em Rede e na Gerência por Processos, através da constituição de Unidades de Negócio que funcionam como empresas independentes, tal como acontece com a Microsoft, que atua no mercado de Tecnologia da Informação, mas com unidades especializadas em produtos, todas sob um único direcionamento estratégico.
Daí foi implantado o conceito de Sistema Iteci de Tecnologia da Informação, que é resultante da estruturação organizacional por processos e tem como principais objetivos: ampliação horizontal das competências da área de Tecnologia da Informação e especialização vertical de cada unidade no seu grupo de competências. A ampliação das competências sem perda de foco só vem sendo possível graças a organização dos grupos de competências em Unidades de Negócio. Essas unidades funcionam como centros de resultado, constituindo-se ou não como empresas com sócios específicos, mas em todos os casos, tendo um executivo à frente de sua gestão.
À medida que uma Unidade de Negócio cresce e aumenta a complexidade de sua gestão, é realizado um processo de split, dando lugar a uma ou mais Unidades de Negócio - UN, com modelo organizacional idêntico a que lhe deu origem. Esse modelo tem como principais vantagens: garantia do foco de cada unidade; apuração dos resultados individualizados; fortalecimento da marca Iteci, através do aumento da oferta de produtos e serviços em TI; modelo de gestão ágil e descentralizado; possibilidade de crescimento profissional numa pirâmide organizacional achatada; busca incessante por padrões mais exigentes de qualidade; etc.
Dessa forma, uma idéia ou um produto pode vir a ser um negócio, com espaço para perfis diferentes de profissionais, desde o empreendedor ao especialista. A Organização em Rede, com Modelo de Gestão bem definido, é o amálgama do sucesso.