Veja por autor
Olhe Pelo Recife
Campanha lançada pelo Observatório do Recife quer estimular o debate sobre diversos problemas ligados ao dia a dia da cidade, mobilizando os moradores. Publicado em Sun Oct 02 17:23:00 UTC 2011 - Edição 678 Olhe Pelo Recife. Este é o convite que está sendo feito à população da cidade, em uma campanha lançada pelo Observatório do Recife (ODR). Criada há três anos, a entidade tem como proposta mobilizar a sociedade para selecionar, propor e monitorar um conjunto de indicadores e metas que se constituam numa agenda de desenvolvimento sustentável para a cidade do Recife. A campanha Olhe pelo Recife chama a atenção para diversos problemas que afetam o dia a dia da população, como mobilidade, buracos nas ruas, trânsito e lixo, tentando estimular a reflexão e o envolvimento das pessoas no debate sobre possíveis soluções.
Segundo Maria Amélia Leite, integrante do Núcleo Executivo do ODR, a campanha visa ampliar a visibilidade do movimento. “O Observatório existe desde 2008 e precisa ser mais apropriado pelo cidadão recifense, para que ele olhe mais pela cidade, tanto no sentido de observar quanto no de cuidar”, explica. A Rede Gestão é uma das entidades associadas à ODR.
Duas agências de publicidade, a Ampla e a Mart Pet, se uniram para criar as peças e a estratégia da campanha, que inclui anúncios para rádio, jornal e TV e explora, também, outras mídias on-line e off-line, com ações de marketing e de internet. De acordo com o sócio e diretor de criação da Mart Pet, Diego Curvêlo, a agência procurou conhecer profundamente o trabalho do Observatório antes de desenvolver as ações. Já para Humberto Montenegro, diretor de arte da Ampla, o bom do trabalho também está na união de profissionais de duas agências em prol de um bem maior, a solidariedade.
Além das peças, a campanha investe em ações práticas. Já foram realizadas duas edições da caminhada Olhe pelo Recife, promovida pelo ODR, uma iniciativa para incentivar os recifenses a conhecerem melhor a cidade em que vivem, por meio de passeios a pé pelos bairros do centro da cidade. As caminhadas foram guiadas pelo consultor Francisco Cunha, sócio da TGI Consultoria em Gestão, empresa integrante da Rede Gestão e apoiadora do ODR. Para Francisco, um dos autores do guia Um Dia no Recife, andar pelas ruas do Recife tem uma dupla importância. Por um lado, permite que o recifense se aproprie de sua cidade, já que a maioria das pessoas passa diariamente pelas ruas, mas não conhece de fato seus monumentos e prédios históricos. Por outro, estimula a mobilidade urbana, um tema atual e absolutamente necessário. O roteiro da última caminhada, realizada no dia 17 de setembro, incluiu a Praça da República, a Ponte Princesa Isabel, a Rua da Aurora, o Parque Treze de Maio, a Rua do Hospício, a Praça Maciel Pinheiro, a Rua da Imperatriz, a Rua Nova, a Avenida Dantas Barreto e ainda uma visita ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP).
Para Maria Amélia Leite, a campanha Olhe pelo Recife é mais uma ferramenta para ajudar o ODR a cumprir seu objetivo: mobilizar a sociedade para que ela, de fato, possa atuar como protagonista na construção de uma cidade socialmente justa, ambientalmente preservada e economicamente viável. Para mais informações sobre o Observatório do Recife e a campanha Olhe pelo Recife, acesse o site www.observatoriodorecife.org.br.