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O que é Endomarketing?
Publicado em Wed Nov 16 13:00:00 UTC 2016 - Edição 919Fortalecer. Fidelizar. Engajar. Informar. Em empresas de alto rendimento, essas quatro palavras são premissas aplicadas como “lei” da porta para dentro. Além delas, há inúmeras outras que qualificam o endomarketing. Conceitualmente, o endomarketing é a aplicação de técnicas do marketing tradicional ao público interno. Ou seja, trate seu cliente interno tão bem ou melhor que o externo. Afinal, ele é o rosto que seu cliente final vê no “balcão”.
Contudo, antes de jogar-se de cabeça a um conceito, é preciso entender como ele afeta a empresa, o funcionário, o cliente final e, consequentemente, a lucratividade de uma organização.
Primeiramente, o endomarketing pode ser entendido como elemento de ligação entre a tríade sustentadora de qualquer empresa: produto ou serviço, colaborador e cliente final. Dentro desse “triângulo”, pode-se descrever o principal jargão do endomarketing: convença seus colaboradores a comprarem seus produtos antes de vendê-los na ponta.
É importante, num primeiro momento, ter um bom entendimento sobre o endomarketing para que ele contribua nas estratégias de comunicação das organizações e seja o ator principal no estímulo, no compartilhamento de conhecimento e no reforço da sua marca junto a seus clientes internos.
O bom resultado na venda de seu produto internamente pode ser a base ao sucesso ou fracasso de uma ideia. Segundo a revista Exame, 68% dos clientes abandonam as empresas motivados por uma má experiência junto a um funcionário. No entanto, ela não é necessariamente culpa de seus colaboradores. Pode ser sua!
Fonte: Portal Cultura Colaborativa
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